Destaque do mês

Prédio icônico nazista é demolido em Berlim

O Deutschlandhalle de Berlim, o pavilhão multiuso construído em 1935 por Adolf Hitler e palco de apresentações de Rolling Stones e Queen, começou a ser demolido a partir da implosão do teto do prédio no final de semana. 

A detonação ocorreu após a montagem de um cordão de isolamento de 200 metros ao redor do recinto. As paredes do local devem ser derrubadas separadamente. 

Curiosos acompanharam à distância a implosão, que gerou uma grande nuvem de pó.  Depois dessa primeira etapa serão demolidas nas próximas semanas as paredes das 26 naves que formam o complexo, à época construído para ser o maior centro de eventos do mundo. 

O Deutschlandhalle abrigou feiras e congressos, lutas de boxe --incluindo uma de Mohammed Ali-- e shows de bandas como AC/DC, The Who e Jimi Hendrix.
As autoridades de Berlim pretendem erguer no local um novo centro de congressos, orçado em 65 milhões de euros, que deve ficar pronto em 2013.
Em 2014 será o vizinho Centro Internacional de Congressos (ICC) que passará por reformas. Esse outro prédio é dos anos 70. 

A implosão do Deutschlandhalle causou polêmica por moradores que consideravam o prédio como parte da memória do país.