Destaque do mês

73 anos do inicio da Segunda Guerra Mundial

No dia 1º. de setembro de 1939 tinha início a Segunda Guerra Mundial, com a invasão da Polônia pelo exército da Alemanha nazista. O principal objetivo de Hitler com este ato era reconquistar os territórios perdidos na Primeira Guerra Mundial e também expandir o território alemão. 

O ataque começou às 4h45 da madrugada, quando os canhões do cruzador alemão SMS Schleswig-Holstein abriram fogo contra os poloneses em Westerplatte, na cidade hoje chamada de Gdansk. Após um mês, os alemães derrotaram os poloneses. A União Soviética tornou efetivo o acordo Ribbentrop-Molotov e ocupou a parte oriental da Polônia.


A Grã-Bretanha e a França responderam com uma declaração de guerra à Alemanha, mas nada fizeram para socorrer a Polônia e se limitaram a formar uma linha defensiva para enfrentar um possível ataque alemão.
Era o começo do maior conflito armado de todos os tempos, com a participação de todas as superpotências mundiais e que só se encerraria em 1945. A Guerra, que contou com holocausto e bombas atômicas, terminou com a vitória dos Aliados sobre os países do Eixo e aproximadamente 17 milhões de civis mortos. Seu resultado foi determinante para várias mudanças na geopolítica mundial.


Fonte: The History Channel