Destaque do mês

Descoberto teatro maia de 1200 anos

TEATRO MAIA ERA DE USO EXCLUSIVO DA ELITE

Um teatro maia de 1200 anos foi descoberto no sítio arqueológico de Plan de Ayutla, na região de Ocosingo, estado mexicano de Chiapas. De acordo com o anúncio dos arqueólogos do Instituto Nacional de Arqueologia e História (Inah) do México, este teatro com capacidade para apenas 120 pessoas está dentro de um palácio, o que pode indicar que o espaço seria de uso exclusivo da elite da sociedade, como os governantes. Em outras cidades maias foram achados palcos similares muito mais amplos e voltados para a população em geral.


Os estudiosos acreditam que as cenas representadas tinham caráter político, mas também abordavam questões religiosas e simbólicas. Também se acredita que ali poderiam ser realizadas cerimônias para humilhar prisioneiros, que tinham as unhas arrancadas e o sangue bebido. 

Segundo os pesquisadores, a cidade de Plan de Ayutla abrigou uma dinastia por volta de 800 a 850 d.C.. A região foi ocupada de 150 a.C. a 1.100 d.C.  Entre 1.000 e 1.100 d.C. a cidade foi abandonada em um processo que teria sido violento. Os maias dominaram por aproximadamente três milênios grande parte do México e da América Central.


Fonte: The History Channel