Destaque do mês

Hitler bombardeou cidades alemãs. Porque ele tentou isso?

A perseguição que Adolf Hitler montou a polacos, soviéticos e aos judeus de um modo geral já é bem conhecida. O que não sabíamos é que o líder dos nazis atacou os próprios alemães, ao bombardear cidades do seu próprio país com V-2 para fazer “treinos de tiro” em 1944. Esta é uma revelação que adensa o negrume da história de Hitler.

Os relatos destes episódios foram expostos pela Schutzstaffel (SS), a organização militar fiel ao regime nazi. Nos documentos da SS pode ler-se o modo como Hitler ordenou o lançamento de bombas em algumas cidades e povoações germânicas para testar a eficiência dos mísseis balísticos V-2. O exercício foi de tal modo secreto que, na altura, só era conhecido pela Kommandostelle S, uma unidade de que pouco se sabe hoje em dia.

Hitler imputou os crimes aos Aliados, na reta final da II Guerra Mundial. Os nazis tentaram queimar os documentos que contavam a verdadeira versão da história, mas foram impedidos por uma entidade desconhecida. Os ficheiros foram parar às mãos de uma colecionador alemão que os guardou desde então.
Muitos destes documentos vão ser postos à venda dia 18 de março, por pelo menos 3 mil euros. O porta-voz da empresa responsável pela venda dos ficheiros diz que “a bomba V-2 foi o primeiro míssil balístico. Os seus efeitos foram devastadores”. Crê-se que o único engenho que podia ultrapassar a força da V-2 era a bomba atómica.
O vendedor acrescenta que as ações descritas nestes documentos são a prova do desespero dos nazis após o Dia D, com os desembarques na Normandia e o avanço dos Aliados pela Europa. As bombas V-2 foram desenhadas pelo engenheiro aeroespacial Wernher von Braun e foram utilizadas até que os Estados Unidos lançaram a bomba atómica no Japão, após Albert Einstein ter relatado a Roosevelt os avanços tecnológicos dos alemães.
As bombas V-2 eram lançadas de uma altura de 14 metros e impulsionadas por etanol líquido e oxigénio. Pesavam 13 toneladas.