Destaque do mês

Monumento em homenagem à conferência de Yalta, de 1945, é inaugurado

Um monumento reproduzindo a célebre fotografia da reunião em Yalta, em 1945, entre Stalin, Churchill e Roosevelt foi inaugurado nesta quinta-feira para comemorar o 70º. aniversário desta conferência que definiu o futuro da Europa.
Com a música do hino russo, o monumento de bronze, que pesa dez toneladas e tem mais de 3 metros de altura, foi inaugurado perto do palácio de Livadia, em Yalta, onde entre 4 e 11 de fevereiro de 1945 a conferência reunião os futuros vencedores da II Guerra Mundial.
Na conferência, o dirigente soviético Josef Stalin, o presidente americano Franklin Roosevelt e o primeiro-ministro britânico Winston Churchill definiram o futuro da Europa e suas zonas de influência nos próximos 50 anos.
O monumento foi denunciado pelos tártaros da Crimeia, pois para eles, para os ucranianos e outros povos, Stalin encarna um regime terrorista que eliminou milhões de pessoas.
O monumento, criado há dez anos pelo escultor russo Zurab Tsereteli, ia a ser instalado em 2005, quando a conferência fez 60 anos, mas as autoridades locais desistiram de inaugurá-lo por causa de protestos.



Fonte: Gazeta Russa